POSTAGEM-RELÂMPAGO 23
- Fernando Rogério Jardim
- 26 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

1- Complexidade ou falta de foco: se você não consegue explicar o conceito da sua empresa a um estranho em quinze segundos ou vinte linhas, você não tem um produto ou serviço; você tem, na melhor das hipóteses, uma utopia ou uma seita.
2- Dependência de pròpriedade intelectual: da mesma forma como vudu é pra jacu, pròpriedade intelectual é coisa para big fucking players. O sucesso do seu negócio não pode depender de que os outros respeitem suas lindas e inúteis patentes.
3- Margens-de-lucro ridículas: para que possa ser escalar e viável, sua startup -- não importa aqui se você vende cachorros-quentes ou aplicativos -- precisa ter uma margem-de-lucro de 30% a 80% desde o início. Caso contrário, reveja seu motor de lucros.
4- Fluxo-de-caixa incerto e oscilante: o lucro é a reserva de gordura da sua empresa, mas o fluxo-de-caixa é o sangue que mantém-na com vida. Se seu negócio oscila entre períodos de vagas-magras e estouros-da-boca-do-balão, redobre seus cuidados.
5- Público-alvo muito limitado: você precisa dar zoom-in ou zoon-out nas lentes do seu negócio até focalizar um nicho de público que seja pequeno o-bastante para você conseguir abocanhá-lo, mas que também seja grande o-suficiente para nutri-lo.
6- A piroca do Estado no caminho: a-menos que você integre a quadrilha que nos assalta fingindo nos governar, negócios que dependem de concessão, participação ou que são monopólio Estatal devem ser evitados como o câncer ou a peste.
7- Investimento inicial proibitivo: repito o que já disse aqui duas ou mais vezes: se o investimento necessário para começar sua empresa comprometer mais de 20% das suas próprias economias, fuja do mico ou enxugue suas prètensões.
8- Barreiras-de-entrada muito altas: se você descobrir que seu negócio é dominado por clubinhos fechados de chacais & raposas, ou que depende do domínio de tecnologias sofisticadas, máquinas & dinheiro, repito: enxugue suas prètensões!
9- Modinhas ou revivals: tome cuidado com negócios baseados em tendências, modas, febres ou tribos urbanas. Nisso se enquadram os seguintes modelitos: foodtrucks, cupcakes, paletas mèxicanas, temakis, moda hipster, "comida" vegana, etc.
10- Ramos com os quais você não tem famìliaridade: se você não puder aprender em seis meses todas as habilidades ligadas ao seu negócio ou contar com o conhecimento incorporado dos sócios, amigos e parentes, troque de ramo já!
Até-mais-ver!
Hozzászólások