CARTAS PARA JOVENS EMPREENDEDORES 6
- Fernando Rogério Jardim
- 30 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
São Bernardo do Campo, 30 de janeiro de 2016.
Presada (sic) Mariana,
Eu vou ignorar o início da sua carta, porque ela fede a autopiedade e vìtimismo. Guarde isso para quando você for abordada por alguma assistente social do governo, ou para quando você resolver integrar algum desses "coletivos" raivosos da esquerda-pirulito. Eu não sinto um pingo de pena de você. Nadinha! Decidi tratar de outro tema que você apenas tangenciou na mensagem, por considerá-lo mais digno duma resposta adulta.
Antes de pensar em abrir um negócio, há muitas coisas que você — sobretudo nessa idade — deverá se livrar sem piedade nem demora. A primeira delas são as companhias tóxicas. Refiro-me a pessoas fúteis, vazias, superficiais e narcisistas das quais você vive mendigando atenção e aprovação, sua palhaça! Evite-as! Corte totalmente o contato com elas! Dane-se se eles são suas amigas antigas! Evite-as como a lepra!
Essas companhias tóxicas não acrescentarem nada na sua vida; e ainda fazem com que você se sinta esse sulfato de pó de bosta que apareceu no início da carta. Além disso, essas pessoas desviarão você dos seus sonhos de pròsperidade e independência. Não é que elas sejam ruins; elas só não querem perdê-la ou se sentirem rebaixadas em comparação a você. Por isso, elas farão tudo para que você se apequene e seja como elas.

A segunda coisa que você deverá lançar pela janela são suas idéias equìvocadas e sabotadoras a-respeito do dinheiro, da ambição e do mercado — idéias estas geralmente inoculadas em você por pessoas incapazes de produzir um grama daquele sulfato de pó de bosta que eu citei acima. ¿O que um professor-militante produz senão cópias mirins de si-mesmo? ¿O que eles entendem de riscos, de esforço, de mérito?
Há pessoas que condenam a ambição porque só conseguem sentir ganância — que é a irmã mesquinha e doente da ambição. Elas dizem desprezar o dinheiro enquanto lutam hipòcritamente para acùmulá-lo sem oferecerem nada de útil à sociedade. E elas satãnizam o mercado porque, incapazes de gerar valor e realizar trocas justas, esperam que o Estado tome à força de quem produziu e sustente lombrigas como elas.
Por fim, você precisa parar de se prèocupar com o que os outros pensam de você, Mariana. ¿Você sabe quais são os três sintomas da maturidade? 1) Você paga as próprias contas; 2) você engole as frustrações sem histeria e 3) você caga & anda para as opiniões alheias. Pense nisso. Quando você começar a incòmodar os outros, é porque está fazendo algo grandioso. E quando tem inimigos, é porque lutou por algo na vida.
Desculpe se fui muito duro. Você precisa de menos piedade e mais cascudos.
Fernando.
Comments