PRIMEIRA LEI DE NILSON
- Fernando Rogério Jardim
- 31 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

LEI DO VALOR: 80% do valor dum produto ou serviço está contido em apenas 20% das suas funcionalidades ou características. Exemplo: eu quero ser uma prostituta polonesa da época de República de Weimar se você, leitor ou leitora, usar mais de 20% das funções do seu telefone cèlular. Quer dizer que 80% dos motivos pelos quais você comprou esse aparelho maldito deveram-se a apenas 20% das ùtilidades que você viu nele. O resto foi desperdício de quem o produziu!
DIsso decorre o seguinte corolário: 80% das características ou funcionalidades dum produto ou serviço são responsáveis por apenas 20% do valor que o cliente percebe nele. Isso significa que, se você eliminar do seu produto ou serviço 80% das rebibocas & paranauês não-solicitados pelo cliente, você perderá apenas 20% do valor que eles verão nele. Se o produtor mantiver o preço da coisa, os clientes nem notarão. ¿Sabe como se chama a eliminação desses 80%? Economia!
Portanto, ao desenvolver algo novo, comece sempre com um mínimo produto ou serviço viável, quer dizer, uma versão de testes tosca e simples, mas que funcione e que possa ser vendida, mas cujo principal objetivo é coletar feedbacks do mercado potèncial. Então, depois, vá adicionando ou removendo funcionalidades ou características de pouco em pouco, de 20% a 20%, e observe as reações dos clientes a essas mudanças. Não construa palácios para quem só quer uma quitinete!
Sem mais.
Dr. Nilson da Costa Quente, abalizado causídico.
Comentários