DESAFIOZINHO 4
- Fernando Rogério Jardim
- 13 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Olá, apátridas de si-mesmos! Voltei com mais um desafio do baralho (eu escrevi baralho) — daqueles que eu devia botar nas provas finais dos meus alunos. Antes-de-mais-nada, devo lembrá-los que o desafiozinho anterior ainda continua insolúvel como óleo n'água. ¿Nenhum cérebro-de-detergente dispor-se-á a resolvê-lo? Pois bem. Na semana passada, vocês também devem ter notado que eu lancei aqui uma nova seção: a caixinha de ferramentas. A primeira foi um diagrama inventado por mim-mesmo e pedantemente denominado ferramenta para priorização de decisões concorrentes.
Tratam-se de três hexágonos (um dentro do outro), representando os três níveis possíveis de gravidade dum problema: baixo, médio e alto. Os lados desses hexágonos são divididos em três pares de parâmetros, representando as avaliações possíveis que você deverá fazer do tamanho do problema, segundo sua urgência, conseqüência e complexidade. Cada hexágono permitirá que você compare dois problemas ao mesmo tempo — seja pela área do polígono formado por problemas com três variáveis, seja pelo comprimento das retas formadas por problemas com duas variáveis.
Com isto, pode-se avaliar melhor qual problema deverá receber prioridade, dedicação e maior ou menor quantidade de recursos. Parece complexo, mas a idéia é que o uso continuado dessa ferramenta, com o tempo, internalize o raciocínio estratégico em você. Ninguém gosta de ficar que-nem cachorro em dia de mudança quando dois problemas importantes aparecem ao mesmo tempo; e ninguém gosta de ficar paralisado pelo pânico ou pela angústia. Caso você não tenha entendido bulhufas, peço para que retorne à publicação de quinta-feira passada e releia a explicação original.
O desafiozinho que eu proponho é o seguinte: atenção. Considere os dias-de-cão abaixo. Em cada um deles, dois abacaxis competem por prioridade. No dia-de-cão 1, sua principal matéria-prima está travada na alfândega, mas ainda há estoques dela para uma semana. Tem mais: seu contador pediu demissão (que sapeca!), seus impostos estão atrasados e você não entende nada dessa área. No dia-de-cão 2, seus telefones tocam sem parar porque uma notícia ruim saiu na imprensa sobre sua empresa. Além disso, um fornecedor (que maroto!) descontou um cheque pré-datado seu antes da hora.
As descrições dos problemas estão na própria imagem. Clique-a para ampliá-la. As perguntas são as seguintes: 1) ¿Quais dos diagramas na imagem à direita representam, respectivamente, os dois problemas do dia-de-cão 1 e os dois problemas do dia-de-cão 2? 2) Justifique as escolhas que você fez na resposta anterior. 3) Considere agora que você é um pequeno açougue. No dia-de-cão 1, ¿a qual problema você daria a prioridade e por quê? Para o dia-de-cão 2, faço-lhe a mesma pergunta: ¿a qual problema você daria a prioridade e por quê? Então, que comecem os jogos!
Até-mais-ver!
Desafiozinho estratégico de priorização de decisões concorrentes.
Comments