top of page

DESAFIOZINHO 5

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 20 de nov. de 2015
  • 1 min de leitura

Olá, subprodutos inequívocos do carnaval! Antes-de-mais-nada, devo adverti-los que os desafios das semanas anteriores ainda continuam sem solução e, por conta disso, alguns alunos continuam detidos como meus reféns, sob um regime terrível de soja & água, em condições mentalmente insalubres, lendo Paulo Freire e ouvindo as músicas do Pablo da "sofrência". ¿E tudo-isso por culpa de quem? Vocês!


Então, vamos aproveitar uma das ferramentas apresentadas neste blog: a clássica Análise SWOT. ¿Vocês se lembram dela? Trata-se dum quadro onde são resumidos os principais pontos fortes (S), fraquezas (W), oportunidades (O) e ameaças (T) do negócio. Vimos também uma versão mais completa que fiz dessa ferramenta, onde os cenários interno & externo da empresa são interpolados.


Então, o exercício é o seguinte. Você desenvolveu um modelo-de-negócio do balacobaco que consiste em fundir, no mesmo espaço, um retiro para idosos e uma creche. ¿Estranho? Pois saiba que este é um novo conceito de serviços. Quem tem idosos e crianças na família, e quem já acompanhou as dificuldades dos pais jovens em criar seus filhos, já deve ter entendido onde eu quero chegar.


¿Vocês já estão com cifrões nos olhos? Pois muito bem! Usando a Análise SWOT, considerem todos os pontos fortes e as fraquezas, as oportunidades e as ameaças desse modelo-de-negócio. Mas não levem em conta apenas os aspectos financeiros dos paranauês; tenham em mente também as questões éticas, legais, psicológicas e sociológicas. ¿Entendido? Beleza! Então, que comecem os jogos!


Até-mais-ver!


Diagrama clássico para análise SWOT, maquiavèlicamente aperfeiçoado pelo autor.


Comments


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page