DESAFIOZINHO 7
- Fernando Rogério Jardim
- 4 de dez. de 2015
- 3 min de leitura
Oi! Sim: hoje a saudação será apenas isso: oi! Estou cortando custos graças à crise em que seu voto burro nos meteu, leitor! E por falar em meter-se em encrencas adoidado, você, caro leitor (as únicas coisas caras neste blog são meu tempo e você) deve ter visto a ferramenta estratégica que postei ontem. ¿Não viu? Pois então leia o texto sobre as cinco forças de Porter. Segundo o diagrama que apresentei, baseado nos baseados de Michael Porter, os mercados possuem cinco forças que configuram sua competição: 1) a concorrência entre as empresas existentes, 2) o poder de barganha dos fornecedores, 3) o poder de barganha dos compradores, 4) a ameaça dos entrantes e 5) a ameaça dos substitutos.
Pois muito que ótimo! Prestem atenção no desafio que vou lhes propor. Imagine que você tomou um acrobático pé-na-bunda da sua firma e, com o dinheiro da rescisão trabalhista e do FGTS devorado pela inflação, você decidiu embarcar na modinha do food truck (kombi do rango, em tradução ogra). Você tem alguma experiência culinária, gosta disso e andou fazendo alguns estudos a-respeito desse mercado. O dinheiro que você tem hoje cobre os custos iniciais do negócio (veículo, equipamentos, licença) e sobra algum capital para o giro das baianas. Você, porém, é assombrado pela seguinte dúvida: ¿qual comida devo oferecer? Você estudou os quatro pês (produto, preço, ponto, promoção) e continua com essa dúvida.
Você está dividido entre as paletas mèxicanas — que são aqueles sorvetes enjoativos com uma gosma dentro — e o cupcake — que é aquele bolinho pesado, seco, doce e com alguma frescura por cima. Ambos são capazes de assassinar a população mundial de diabéticos. Suponhamos então que sua capacidade instalada permitir-lhe-ia extrair a mesma margem de lucro em ambos os negócios. Empate técnico! O resto é mistério & incógnita. Você então resolve pesquisar algo sobre a configuração da concorrência nesses mercados. Você se lembra do lindo blog do titio-aqui e ouve falar das cinco forças de Porter. Reunindo as informações das suas pesquisas, o resultado calamitoso é o seguinte.
1) Paletas.
Há 18 empresas capazes de concorrer com você na sua região.
As matérias-primas críticas aqui são polpa, leite e eletricidade.
Há 2 fornecedores de polpa, 4 de leite e só 1 de eletricidade.
Seus consumidores seriam um público de shopping de classe B.
Nesse mercado, 11 empresas ingressam por ano; 2 sobrevivem.
Você vê risco na sazonalidade e nas outras opções de sorvete.
2) Cupcake.
Há 39 empresas capazes de concorrer com você na sua região.
As matérias-primas críticas para a o negócio são gás, leite e trigo.
Há só 1 fornecedor de gás, 2 de trigo e 9 de leite (cooperativa).
Seus consumidores seriam um público de feira-livre de classe C.
Nesse mercado, 37 empresas ingressam por ano; 8 sobrevivem.
Você vê risco nos novos sabores do cupcake e nos pastéis da feira.
Pois bem! Ignorando todas as outras variáveis, considerando as informações do desconfiômetro que você tem instaladinho e os dados apresentados acima, responda-me: 1) ¿Quais dos quatro diagramas abaixo representam a configuração de concorrência, respectivamente, do mercado de paletas e do mercado de cupcakes? Justifique sua indicação. 2) Considerando que você está começando a empreender e, portanto, deseja evitar ingressar num mercado muito competitivo, ¿qual seria sua escolha para abrir o food truck: paletas ou cupcake, sorvete melecado ou bolinho enjoativo? Bom... Como vocês não estão respondendo aos desafiozinhos, serei obrigado a lançar uma promoção para estimulá-los. Aguardem!
Até-mais-ver!
Diagrama de análise de concorrência e oportunidade.
Commentaires