DESAFIOZINHO 8
- Fernando Rogério Jardim
- 11 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Olá, garotos, marotos, travessos! (Alcione) Retornei com mais um desafiozinho estratégico. Desta feita, ele vem acompanhado da primeira promoção deste blog de meu-deus. Aguardem as instruções. Ontem, eu apresentei para vocês mais uma ferramenta estratégica desenhada para pequenos empresários. Trata-se dum diagrama que eu elaborei para a análise de compatibilidade ou complementaridade de perfis de sócios. Por meio dele, é possível: 1) criar um mapa heurístico daquela conversa que vocês precisam ter antes-de-mais nada; 2) identificar, entre vocês, quem é o cara intuitivo e quem é o cara analítico e 3) conhecer suas diferenças e semelhanças, de modo a gerar, respectivamente, critérios para a divisão-do-trabalho na firma e canais para a criação de sintonia, empatia, compromisso e concordância entre vocês.
Em sociologia, nós dizemos que as pessoas se integram e se regulam ou com base em semelhanças-que-se-reforçam (o que chamamos de sòlidariedade mecânica), ou com base em diferenças-que-se-completam (o que chamamos de sòlidariedade òrgânica). As semelhanças reforçadoras mais aptas a criar fortes laços de integração e regulação entre os sócios são de natureza axiológica, quer dizer, referem-se a valores e crenças que precisam ser partilhados por eles. Por outro lado, as diferenças complementares mais interessantes, proveitosas e mais aptas, portanto, a criar laços entre os sócios dizem respeito às diferenças de formação: capacidades e conhecimentos, saberes e fazeres. Uma sòciedade bem-sucedida é o resultado duma dosagem equilibrada entre esses dois perfis, como explicamos ontem. ¿Entendido?
Pois muito que ótimo! O desafio proposto é o seguinte. Juventino Esquerdoso & Cabacildo Felizardo são dois estudantes de arquitetura — daqueles bem esquisitos. Depois dum regabofe na faculdade, do qual ambos saíram nus... Não: esperem! Deixem-me começar uma história menos estranha. Depois duma experiência proveitosa na empresa-júnior da faculdade, eles resolveram criar seu próprio negócio. A empresa em questão pretende desenvolver materiais alternativos e de baixo custo para a construção na periferia. Após se reunirem e detalharem a proposta, Juventino & Cabacildo resolveram selar a parceria e conhecendo-se melhor. O resultado é o que vemos na imagem seguinte, construída conforme o diagrama ensinado ontem. É com base nessa imagem que eu proponho as seguintes questões:
1) Tendo em vista os perfis de ambos os sócios e o negócio que eles pretendem desenvolver, ¿você acha que essa empreitada será bem-sucedida? ¿Por quê? 2) Imaginando esses caras trabalhando juntos, ¿que tipo de conflitos poderiam surgir no dia-a-dia entre eles? 3) ¿Se você apresentasse um programa de barraco na televisão e recebesse Juventino & Cabacildo para um ranca-rabo, ¿que conselhos você daria para que eles superassem seus eventuais problemas? 4) Estudando esses perfis e o objetivo do negócio, é possível até adivinhar quem será o primeiro sócio a deixar a empresa. Então, ¿quem? Vão pensando nas respostas. Amanhã, colocarei as regras da promoção, pela qual o primeiro caboclo que responder corretamente a este desafio receberá em casa um livro sobre empreendedorismo ou gestão da inovação!
Diagrama de compatibilidade de perfis entre sócios.
Comments