DICA DE LEITURA 7
- Fernando Rogério Jardim
- 2 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

Boa tarde, ó criadores de barrigas & culotes! ¿Como vão? Pois eu não vou! Voltei para lhes indicar ou detonar mais um livro porreta que realmente li, rabisquei de cabo-a-rabo e cuja leitura posso lhes recomendar sabidamente. Poisa saibam que há alguns filtros pelos quais eu faço passar esses livros. O primeiro deles é se o autor trata de "metafísica de motivação" ou se ele realmente transmite conselhos úteis, do tipo pegue-e-faça. Isso se nota pela presença no texto de histórias e anedotas que exemplifiquem experiências que o autor realmente viveu. O segundo é a clareza com a qual o autor passa suas idéias, esquematizando-as, desenhando-as. A diagramação do livro, com parágrafos de destaque, caixas-de-texto, questões de fixação, estudos de casos etc. são bons sinais do esforço que o autor fez para ser entendido.
A maioria dessas coisas, com destaque para a primeira, encontra-se no livro Líder empreendedor, de Dave Ramsey. (Não, ele não é parente daquele cozinheiro desbocado da televisão. Aquele é Ramsay, e não Ramsey). Confesso que, pelo título e pela capa, torci o nariz para esse livro. Ele me pareceu mais uma daquelas cartilhas feitas para quem sofre da síndrome do vamos-que-vamos. É certo que, nalgumas passagens, a obra escorrega por essa linha da macumbinha neurolingüística; mas seria injustiça classificar o livro como autoajuda. Ramsey não doura a pílula. Ramsey não lhe diz que será fácil. Ramsey não repete frases idiotas. Sua principal vantagem, aliás, é contar de maneira desabrida e, freqüentemente, emocionante sua própria história e dar conselhos válidos e práticos com base naquilo que ele-mesmo viu e fez.
Nisso, a estrutura da obra se assemelha um pouco com solução adotada por Fernando Dolabela em O segredo de Luísa — livro que também resenhei aqui. Contudo, há diferenças marcantes. Os personagens de Ramsey são reais e tudo é contado em primeira pessoa. Sua narrativa é hipnótica e, mesmo quando ele trata de temas áridos, sempre entremeia sua explicação com causos pelos quais passou. Isso torna a leitura muitíssimo agradável. Porém, ele peca na ordem das idéias. Embora haja ali um esforço para seguir uma seqüência cronológica — tanto da história da sua empresa quanto na exposição dos conselhos — o livro é organizado em temas quase independentes e intercambiáveis. Dolabela, por sua vez, embora tenha um texto bem superficial e bobinho, é mais disciplinado na organização pedagógica e professoral.
Ramsey não é do mercado de inovação. Seu negócio é consultoria em finanças pessoais para pessoas quebradas. (A-propósito: ele começa o livro contando, num tom sombrio, sobre sua própria falência & pindaíba). Mas embora ele não seja do segmento de startups, seu livro trata de todos os aspectos importantes duma pequena empresa — desde conceber o modelo-de-negócio até cobrar clientes, passando por treinar a equipe, criar a marca, etc. Em algumas passagens, o autor chega ao cúmulo do detalhamento monomaníaco. Saibam também que Ramsey vive falando de religião e é fã do Bush. Se você for um daqueles comunas de humanas, prepare seus sapatinhos de dançarina, afaste os móveis e dê um belíssimo faniquito. O coxinha-opressor aqui aplaudirá. Por essas e outras, eu recomento esse livro.
RAMSEY, Dave. "Líder empreendedor: seja o líder que estrutura e desenvolve empresas." Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2014. 368 páginas. R$ 39,90.
DEPOIMENTOS:
"Um livro que ensina a como estruturar empresas. Ah, vá! Eu não preciso disso; só preciso de laranjas, do BNDES e de amigos do papai."
Luís Inácio Solto da Silva Júnior.
"Não gostei do título: líder empreendedor é uma redundância. Seria mais-ou-menos como dizer homeopata charlatão e petista corrupto."
Mestre Luizinho Pontadas.
Comentarios