POSTAGEM-RELÂMPAGO 13
- Fernando Rogério Jardim
- 17 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

1- Para atender clientes, contrate funcionários pela atitude ou estilo e treine-os pela aptidão. Por algum tempo, seus clientes poderão perdoar funcionários desastrados ou inexperientes, mas não perdoarão funcionários preguiçosos e mal-humorados.
2- Você pode ter funcionários competentes, mas reservados; talentosos, mas emburrados; criativos, mas tímidos; disciplinados, mas lacônicos. Tudo bem! Mas faça um favor para si-mesmo: mantenha esses funcionários bem longe da vista dos clientes!
3- Se você tem um comércio, jamais deixe seus funcionários operacionais à vista do cliente fazendo outra coisa que não seja diretamente relacionada ao atendimento. Isso passa a impressão de desprezo. Clientes querem se sentir importantes.
4- Parentes, cônjuges, filhos, amigos e até animais-de-estimação podem ser atalhos para o coração dos seus clientes. Mime-os com agrados, elogios ou brindes. Seja simpático com todas as pessoas que acompanharem seus clientes na hora da compra.
5- Faça uma lista com nomes não apenas dos seus clientes; inclua cônjuges, parentes, filhos, amigos, vizinhos, animais-de-estimação, etc. Sua influência sobre clientes valiosos pode ser conquistada por meio da influência indireta sobre as pessoas que ele ama.
6- É impressionante a quantidade de informações pessoais que as pessoas disponibilizam pùblicamente nas redes sociais. Se você tiver em mente algum cliente valioso, colecione o máximo possível de dados sobre ele e use-os para criar afinidades.
7- Ao criar um cadastro de clientes, deixe um espaço para informações e curiosidades aparentemente sem importância, como o nome dos filhos, o curso que fez, os lugares que visitou, uma parente doente, etc. Pergunte-lhes sobre essas coisas! Clientes são pessoas!
8- Como todos os seres humanos, a necessidade de aceitação é uma das mais poderosas carências (não para mim: eu quero que se dane). Portanto, trate... trate não; mime seu cliente como se ele fosse sua mãe. Faça esse exercício: veja em seu cliente sua mãe.
9- Se seus clientes quisessem mercadorias sèriadas e comuns, eles comprá-las-iam das grandes empresas. Portanto, use seu pequeno tamanho a seu favor. Customize tudo, individualize seu atendimento, ganhe clientes pelo afeto e pela atenção.
10- Você não vende produtos ou serviços; você vende valores. Ao abordar seu cliente, não pense nas mercadorias que tentará empurrar para ele; pense antes nos valores que seu produto ou serviço agregará a sua vida. Seu marketing deve ser voltado para valores.
11- Se você é advogado, você não vende ações; você vende proteção contra o arbítrio. Se você é cabeleireiro, você não vende cortes; você vende autoestima. Se você é confeiteiro, você não vende bolos; você vende doces memórias. E assim por diante...
12- Clientes irritados podem se tornar calminhos com duas perguntas mágicas: Quando ele terminar o esporro, pergunte-lhe: ¿Como eu posso ajudá-lo? No final do papo, pergunte-lhe: ¿Isso o deixaria satisfeito? Vai por mim: essas frases são mágicas.
13- Vendedores são um mal necessário. Portanto, se sua empresa depende dum vendedor, certifique-se de que ele não tenha cara de vendedor, que ele não fale ladainha de vendedor, que ele não cheire mal como um vendedor — enfim — que ele não espante clientes.
14- Pessoas detestam quem lhes tenta vender coisas; mas elas adoram quem lhes ajude na hora de comprar. Transforme seus pegajosos vendedores em discretos consultores. Parece frescura, mas pequenos detalhes na abordagem do público fazem diferença.
15- Um truque maroto para atrair clientes das classes A e B é criar falsa escassez. É o seguinte: dificulte um pouco a venda. Faça charminho & beicinho. Crie uma falsa lista de espera. Faça com que seus clientes sintam-se exclusivos por comprarem de você.
16- Contar é bom; mostrar é melhor; usar é ideal; envolver é o máximo. Não se contente em discursar sobre seu produto ou serviço. Qualquer demagogo de assembléia faz isso. Deixe que seu cliente use seu produto e crie uma atmosfera ao redor deles.
17- Se a pessoa que você deseja atrair como cliente mostrar uma fidelidade inabalável ao concorrente, parabenize-o por essa atitude e felicite o concorrente por tê-lo como cliente. Honestidade e honradez será sua melhor propaganda.
18- Sempre pergunte ao seu cliente para quando ele precisará daquele produto ou serviço. Você vai se surpreender com a quantidade de encomendas que você pensava que eram urgentes, mas não eram. Isso facilitará muitíssimo sua gestão de tempo.
19- Ainda sobre o tempo: ofereça brindes e vantagens aos pedidos menos urgentes; e cobre taxas extras aos pedidos mais urgentes. Os clientes cujo tempo é valioso pagarão pelo tempo que você poupará para eles. Nada mais justo: tempo é dinheiro.
20- Baseie seu negócio no seguinte princípio: "podemos oferecer aos nossos clientes preço baixo, ou qualidade, ou serviço rápido. Escolha duas dessas opções." Enquanto sua empresa for pequena, você não conseguirá oferecer as três ao mesmo tempo.
Até-mais-ver!
Comments