POSTAGEM-RELÂMPAGO 14
- Fernando Rogério Jardim
- 24 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

1- Visite estabelecimentos similares aos seus e bisbilhote o que seus concorrentes estão fazendo para atrair e tomar, encantar e fidelizar clientes. Você precisa oferecer algo diferente, exclusivo, para que consiga atuar num segmento menos concorrido.
2- Nunca visite clientes na empresa deles, onde eles se sentem seguros. Prefira atraí-los para seu território de influência. Seu escritório deve ser um espaço privativo, silèncioso e agradável para receber clientes. Chame-o de "toca do lobo-mau".
3- Clientes novos são mais importantes que clientes antigos. Contudo, cuidado: as novidades do seu negócio poderão atrair poucos novos e afastar muitos antigos. Não embarque em novidades só porque são novidades. O amianto também já foi uma novidade.
4- Desenvolva uma lista de perguntas curtas e simples para que você ou seus funcionários descubram logo de cara quem é cliente novo e quem é cliente antigo. E tenha uma estratégia de abordagem específica para lidar com os dois grupos de clientes.
5- Há três tipos de clientes: os que reclamam, mas sempre voltam; os que reclamam e nunca voltam; os que não reclamam, mas nunca voltam. Saiba que este último é o pior tipo de cliente, pois ele fará com que seu negócio naufrague em silêncio, sem fazer glub-glub.
6- Quando você perceber que perdeu um cliente valioso, não o importune com perguntas de fracassado. Não aja como um virgem que tomou um fora. Aproveite seu cadastro e pergunte-lhe o que você poderia fazer para que ele voltasse a ser seu cliente.
7- Conte a história da sua empresa para seus clientes. Elogie seus funcionários enfàticamente na frente deles. Não importa que você tenha como equipe o Exército de Brancaleone. Faça com que seus clientes imaginem estar sendo defendidos por uma legião romana.
8- Quando você finalmente descobrir o que seus clientes querem, dê-lhes exatamente isto — nada a-mais, nada a-menos. Não tente convertê-los da inovação que você inventou na faculdade. Engula seu orgulho. Afinal, ¿você quer ter dinheiro ou quer ter razão?
9- Seus clientes já foram enganados, escorchados, extorquidos, ofendidos, etc. por vendedores inescrupulosos. ¿O que você tem a-ver com isso? Nada! — a menos que seu cliente passe a acreditar que você é igual aos outros. Aí o problema passa a ser seu também.
10- Todo negócio envolve riscos. Você não sabe, mas lutará o tempo todo contra a desconfiança e os prèconceitos do seu cliente. Portanto, cerque seu cliente de garantias e seguranças. Venda primeiro sua história e sua equipe. Assim, ficará mais fácil vender seus produtos.
11- Nunca julgue seu cliente pela cara. Há pobres que fazem cosplay de ricos e ricos que fazem cosplay de pobres. Sonde a capacidade financeira do seu cliente com bastante cuidado. Prèconceitos poderão fazê-lo perder uma venda e tomar um processo.
12- Há duas coisas que seus concorrentes provàvelmente não estão satisfazendo: o senso de urgência dos seus clientes e suas necessidades sentimentais. Descubra quais são as urgências & carências dos seus clientes. Seu negócio pode ser todo baseado nisso.
13- Clientes têm nomes, sabia? Psicólogos já se cansaram de demonstrar que o som do nosso nome tem um poder incrível sobre nossos sentidos. Durante uma conversa, fale o nome do seu cliente várias vezes, até que ele caia hipnotizado por seu poder zumbizador.
14- Seus concorrentes são prèvisíveis e aborrecidos. Portanto, rotule e promova o que há de diferente em você. Toque zabumba para isso o tempo inteiro. Transforme isso num nome, marca, slogan. Você precisa acalentar expectativas e depois superá-las uma a uma.
15- Não pareça desesperado e hidrofóbico para vender. Tal como no joguinho da sedução, pode ser que você não transe com seu cliente no primeiro encontro. ¿Você quer um cliente-esposa ou um cliente-biscate? ¿Uma relação sólida ou uma relação sórdida?
16- É mais fácil fazer negócio com quem se parece conosco. Semelhança é confiança. Por isso, sem precisar violentar seus valores morais, seja camaleônico: metamorfoseie-se nos seus clientes e descubra afinidades que você poderá trocar com eles.
17- Propaganda massificada enviada por mala-direta parará diretamente na lata do lixo. ¿Você quer impressionar e levar ao tesão um cliente valioso? Mande-lhe uma carta registrada com conteúdo escrito a mão. Use papel especial com o logotipo da sua empresa.
18- Pareça grande! Atenda seus clientes em escritórios compartilhados. Ande para cima & para baixo com o uniforme da sua empresa. Faça um cartão-de-visitas estiloso, mas não o distribua que-nem confete. Tenha um site menos feio que este blog. Tudo isso é barato.
19- Decore o seguinte mantra: ¿o que eu estou fazendo hoje para que este cliente que está à minha frente retorne amanhã com mais três pessoas a-tiracolo? É fácil atrair o primeiro cliente. Difícil é fazê-lo voltar. O ideal é que ele volte e traga a turma.
20- Esteja preparado para convencer gente apressada: crie um discurso-de-elevador: uma síntese de quinze segundos na qual você conta quem você é, o que faz e como seria sensacional fazer negócios com você. Às vezes, seu cliente vai lhe dar até menos tempo que isso.
Até-mais-ver!
Comments