DESAFIOZINHO 17
- Fernando Rogério Jardim
- 12 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Olá, fogos de arte fácil! Digam aí: — ¿Hoje tem desafiozinho? — Tem sim, senhor! — ¿Hoje tem promoção? — Tem sim, senhor! — E o Fernando, ¿o que é? — Sei lá, mano: ele me dá medo! Ah, crianças... A promoção do blog está acumulada, porque ninguém conseguiu responder o décimo-terceiro desafio. Que feio, não?! Vamos ver se agora alguém acerta e leva para casa não um; não dois; mas três livros: "A startup enxuta", de Eric Ries e o combo de livros "O poder dos inquietos" e "A startup de $100", de Guillebeau. Já é raro um blog sobre empreendedorismo e microempresas ter atualizações diárias; agora, prèmiar os leitores com promoções mensalmente...
Pois muito que óitimo! O desafio desta semana é moleza: até uma vítima-cobaia do método Paulo Freire será capaz de respondê-lo sem ter um aneurisma. Ontem eu apresentei aqui o diagrama das decisões. Trata-se duma ferramenta para estabelecer prioridades de decisão quando problemas concorrem ou aparecem simultâneos. O diagrama dispõe numa representação gráfica as alternativas, classificando-as num eixo "y" de importância e num eixo "x" de urgência. Tem-se, então, problemas importantes, mas não urgentes; problemas urgentes, mas não importantes; problemas que não são nem importantes nem urgentes; e, por fim, os que são ambas as coisas.
O diagrama das decisões não resolverão as coisas por vocês, ó pimpolhos & pirralhas. Ele não é suas mamães nem o Estado-Babá. Ele serve apenas para estruturar o processo decisóio, permitindo ao empreendedor aumentar o grau de racionalidade e diminuir o grau de improvisação das ações que toma. ¿Entendido? Considerem então o caso da empresa Brindes Vovó Demônia. Esta pequena indústria projeta & fabrica chaveiros, canetinhas e lembranças corporativas para a divulgação de empresas e eventos. Num belo dia, seus sócios se depararam, logo no comecinho do expeciente, com uma pauta desafiadora de afazeres & problemas. Veja a lista a seguir:
1- Arrumar o escritório para a reunião com uma cliente que está a-caminho; 2- Engraxar as dobradiças da porta do lavabo social, pois elas estão rangendo; 3- Providènciar a renovação do contrato de locação do galpão que usamos hoje como estoque; 4- Cumprir os prazos de entrega (com multa alta) dum contrato grande; 5- Elaborar um novo nome, marca e logotipo para a Brindes Vovó Demônia, que agora vai se chamar Presentes Tio Satanás; 6- Pagar as taxas anuais das patentes que a empresa tem junto ao INPI; 7- Traçar uma estratégia para sondar as demandas dos clientes em potencial; e 8- Retornar o telefonema dum fornecedor que nós estamos processando, vulgo "o verme".
¿Que tal? Essa vovó não é mesmo uma demônia! Pois bem. De posse desses dados e do diagrama de decisões, vocês farão o seguinte: 1) distribuirão todos os oito problemas nos quadrantes do diagrama. É possível que alguns quadrantes fiquem vazios, enquanto outros acabem lotados. 2) Justificarão por que colocaram certos ítens nos seguintes quadrantes: a) nem importante, nem urgente e b) importante e urgente. 3) Escolha um dos oito ítens e diga que informação extra faria com que você o trocasse de quadrante.4) Agora imagine que você é um petista canalha (pleonasmo) e que a Polícia Federal está a-caminho. ¿Qual decisão tornou-se mais urgente que todas as demais?
Aguardem em exatos quinze minutos as regras da promoção!

Diagrama de decisões concorrentes.
Comments