DESAFIOZINHO 18
- Fernando Rogério Jardim
- 19 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Olá, entidades com fins lucrativos! Ontem vocês viram uma das ferramentas associadas à estratégia do oceano azul. Trata-se da matriz de inovação de valor, usada para orientar a decisão de como diferenciar seu produto ou serviço dos oferecidos pela concorrência, criando para os clientes uma proposta de valor nova. Bàsicamente, tendo em vista os produtos ou serviços disponíveis no mercado, pergunta-se o seguinte: 1) ¿Que atributos considerados indispensáveis devem ser eliminados? 2) ¿Que atributos devem ser reduzidos abaixo dos padrões atuais? Noutras palavras, ¿é possível oferecer um produto ou serviço mais enxuto que os atuais? 3) ¿Que atributos nunca oferecidos pelo mercado devem ser criados? 4) ¿Que atributos devem ser elevados acima dos padrões atuais? Da mesma forma, ¿que melhoria ou avanço eu deverei fazer em relação à concorrência?
O desafio que proponho hoje visa fixar melhor os funcionamento dessa ferramenta. Aliás, os quatro ou cinco leitores deste blog já perceberam que o desafiozinho sempre se baseia na ferramenta postada no dia imediatamente anterior. Meu sonho sádico é transformar esses desafiozinhos numa gincana envolvendo castigos corporais para os perdedores. Sim: a vida é terrível; e eu também. Pois muito que ótimo! Temos abaixo quatro casos de empresas com produtos ou serviços cuja proposta precisa ser diferenciada da concorrência. Lendo-os, é possível perceber que a inovação também poderá resolver problemas de comunicação, economia de recursos, usabilidade, etc. Mas o objetivo principal é mesmo a diferenciação, a exclusividade. Portanto, tendo em mente a matriz de inovação de valor, responda as perguntas propostas no final de cada caso.
1- Uma lanchonete, instalada num bairro badalado, resolveu instalar WiFi no seu ambiente. O serviço funciona bem desde a inauguração. A decisão foi tomada porque todas as lanchonetes das redondezas têm WiFi. Os sócios acrèditaram que se tratava dum serviço que simplesmente não poderia faltar. ¿Será? O problema é que o serviço está encarecendo os custos da lanchonete. Pior que isso: o sinal do WiFi é muito forte; e os donos verificaram, estupefatos, que os clientes dos cafés vizinhos estavam usando o sinal deles, após freqüentarem uma vez a lanchonete e descobrirem a senha de acesso. (Brasileiros!) Além disso, os clientes costumam fazer lanches rápidos ali. O tempo máximo de permanência no estabelecimento é de meia hora. ¿Que conselhos você daria aos pròprietários dessa lanchonete, com base na matriz de inovação de valores?
2- Um escritório de advocacia prètende diferenciar seu atendimento. Os advogados-pròprietários perceberam que os clientes faziam muitas perguntas sobre o andamento dos processos, os prazos e as prèvisões de resultado. Os sócios, além disso, detectaram que as informações que eles, como especialistas, tomam como óbvias — como o trâmite processual — os clientes ignoram. Os demais escritórios simplesmente iniciam o processo e dão pouco retorno aos clientes sobre o andamento. Há também os fatores desconfiança & ànsiedade — sentimentos que não colaboram com uma saudável relação com a justiça. A formalidade e os protocolos, além disso, criam barreiras de comunicação entre defensores e defendidos. Se você tivesse chifres, rabo e trabalhasse nesse escritório, ¿o que você faria? ¿Em que inovação de valor este caso se enquadra?
3- Um site de compras pela Internet verificou que 65% das compras bem-sucedidas eram de produtos anùnciados com pouco texto e mais imagens na descrição do produto. Acompanhando a expeciência dum grupo focal de "usuários-cobaias", os responsáveis pelo site perceberam que, após verem brevemente as descrições e as imagens, os usuários puxavam a barra-de-rolagam para baixo, como se procurassem alguma informação a-mais que eles não conseguiram verbalizar. Um dos participantes da experiência chegou a declarar: "falta alguma coisa aqui em baixo, mas eu não sei o que é." Após fazerem um benchmarking em outros sites de compra, os desenvolvedores finalmente descobriram o que faltava para motivar a decisão de comprar os produtos. ¿Você consegue adivinhar o que foi que eles descobriram e que inovações deverão fazer no site?
4- O superintendente do departamento de P&D duma empresa de telefonia estava dando uma palestra sobre a lei de Pareto aplicada à inovação: 80% do valor dum produto ou serviço estão em apenas 20% das suas funcionalidades ou características. Num certo momento da exposição, ele olhou para os cèlulares que estavam sobre a mesa, registrando sua apresentação, e notou que eram sempre os mesmos botões estavam desgastados em todos os aparelhos. Por outro lado, algumas teclas estavam intactas, como se tivessem saído da fábrica naquele momento. Foi aí que ele teve uma faísca de idéia! ¿Você é capaz de adivinhar que tipo de idéia ele teve para os cèlulares? ¿Você conseguiria me dizer em que quadrante da matriz de inovação de valor essa idéia enquadrar-se-ia? Vamos lá, molecada! Compartilhem esse desafiozinho; desafiem seus coleguinas!
Até-mais-ver!

Matriz da inovação de valor com os quatro casos.
Commentaires