DESAFIOZINHO 19
- Fernando Rogério Jardim
- 26 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Olá, mandriões mareados de maroluinha! Ontem falamos sobre a estratégia do oceano azul: uma forma de se diferenciar radicalmente da concorrência, tornando-a irrelevante. Essa estratégia visa criar um mercado próprio, e não abocanhar uma fatia mixuruca dum mercado já existente. Por conta disso, um benchmarking bem-feito das práticas do mercado, seguido duma diferenciação de posicionamento da própria empresa poderá oferecer aos clientes um valor que os demais agentes não imitarão. Grosso modo, a estratégia do oceano azul pode ser sìntetizada da seguinte maneira: veja o que a concorrência anda aprontando; ofereça algo totalmente diferente para uma massa de clientes ainda não-capturada; sonde as demandas desses não-clientes ou as insatisfações subterrâneas dos clientes atuais; faça algo!
Pois muito que ótimo! O desafiozinho estratégico dessa semana basear-se-á (atenção: este blog emprega mesóclises) no posicionamento dum aplicativo financeiro. Então considere a seguinte estòrinha. Você é um consultor de inovação que foi contratado por um nerd patético & cabaço que vai lançar um aplicativo para gestão financeira. Porém, temendo que o mercado já esteja muito saturado de aplicativos semelhantes, você aconselha seu nerd a diversificar as funcionalidades do aplicativo. Sondando os programas mais usados pelos escritórios de engenharia (seus clientes-cheves), você encontrou três aplicativos principais, nessa ordem: o Financial Partners, o EngeTech e o Servis Money. Em seguida, captando o feedback dos usuários desses programas, você chegou às seguintes informações:
1- Financial Partners (54% do mercado). A curva-de-valor desse aplicativo apresenta-se da seguinte maneira: 1) Dificuldade de utilização, com interface antipática aos usuários. 2) Grande convergência e compatibilidade com o sistema operacional Windows, mas não com o Macintosh. 3) Grande consumo de memória RAM para rodar. 4) Boa opção de escolha no formato dos arquivos a serem salvos. 5) Sem nenhuma interface para recursos de compartilhamento e armazenamento em nuvem. 6) Sem possibilidade de alteração ou de trabalho simultâneo (coworking) com mais usuários. 7) Alguns recursos acessórios, como uma calculadora, caracteres matemáticos, um gerador de gráficos e um gerador de funções. 8) Grande rapidez. 9) Não reconhece comandos e atalhos no teclado.
2- EngeTech (23% do mercado). A curva-de-valor desse aplicativo apresenta-se da seguinte maneira: 1) Dificuldade ainda maior de utilização, sendo pouco recomendado aos que não têm famìliaridade com contabilidade. 2) A compatibilidade com os sistemas operacionais Windows e Macintosh é possível, mas demanda constante conversão dos arquivos. 3) Grande consumo de memória RAM. 4) Só grava em arquivos com formato próprio do programa – a-menos que sejam novamente convertidos. 5) Possui recursos para armazenamento e compartilhamento em nuvem, mas só no site do fornecedor. 6) Depende de constante salvamento, atualização e reenvio para funcionar em coworking. 7) Nenhum recurso acessório. 8) Lento para rodar e gravar. 9) Só reconhece comandos e atalhos em operações básicas.
3- Servis Money (19% do mercado). 1) Simplicidade moderada. 2) Compatibilidade com o sistema operacional e os aplicativos do Windows, mas não com os do Macintosh. 3) Baixo consumo de memória RAM, com igualmente moderada ocupação do HD. 4) Só grava em arquivos com formato próprio do programa e não permite a conversão em formatos compatíveis. 5) Possui muitos recursos para armazenamento e compartilhamento em nuvem, como o Dropbox. 6) Possui funções de coworking (alteração das planilhas por mais de um usuário ao mesmo tempo), mas há dificuldades de versões de arquivos e sincronização. 7) Possui recursos acessórios, mas funcionam em separado e apenas online. 8) Muito lento para rodar, com travamentos constantes. 9) Não reconhece comandos nem atalhos no teclado.
Tendo em vista as informações acima e o diagrama das curvas-de-valor abaixo, responda o seguinte: 1) ¿Que características e funcionalidades deveriam ter o aplicativo de gestão de finanças que seu cliente nerd deve desenvolver? Noutras palavras, ¿como sua inovação deveria se posicionar no mercado? 2) Tendo em vista as nove funcionalidades consideradas, ¿o que você poderia suspeitar a-respeito das insatisfações e demandas represadas da clientela? 3) Considerando a forma como o mercado de aplicativos financeiros foi dominado por essas três empresas, ¿que diferenças em termos de valor ao cliente o novo entrante deveria oferecer para se firmar nesse mercado? 4) ¿Que característica você aconselharia para que fossem reduzidas, aumentadas, eliminadas ou criadas pelo seu cliente?
Que comecem os jogos!
Curvas de valor dos três aplicativos financeiros.
Comentarios