top of page

DESAFIOZINHO 25

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 8 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura

Olá, preciosos & depreciados! Ontem eu mostrei aqui o mapa do perfil do cliente: uma ferramenta estratégica que consiste num zoom apròximado do quadrinho 'segmento-de-mercado' que consta do modelo canvas (aguardem os próximos capítulos). O mapa resume as demandas e aspirações (as dores e ganhos) do nosso cliente. Então vejam: antes de saírem por aí — eufóricos & saltitantes — propondo soluções para problemas que o consumidor não tem, é bom vocês projetarem esse mapa numa lousa e enchê-lo de post-its. O erro primário de se encantar com a própria invenção (ciúmes de autoria) faz com que muitos empreendedores chorarem as angústias dum amor não-correspondido por clientes que não virão. Acrèditem: isso acontece com freqüência nas melhores startups.

O mapa do perfil do cliente é um quadro simples que nos convida a pensar num sujeito real, para o qual nosso produto ou serviço (prèviamente ou posteriormente desenvolvido) aliviará dores e gerará ganhos. Esse cliente tem uma vida — tão patética & miserável quanto a nossa. Em seu dia-a-dia, esse cara deve realizar certas tarefas que lhe tomam tempo, esforço, atenção, dinheiro; e lhe causam frustrações, obstáculos, desgastes, nervosismo. E tudo-isso é muito lindo — claro: para aquele que detectar essas dores e oportunizá-las, inventando uma engenhoca que as remedeie. Se essa dor for admitida pelo próprio cliente, for articulada, verbalizada e tornar-se intensa o-bastante para que ele comece a improvisar suas próprias soluções, hum... ele certamente pagará bem quem a eliminá-la.

Reparem que o mapa do perfil do cliente é pensado para se encaixar com o mapa de proposta de valor. Pois ora que coincidência! O desafiozinho estratégico desta semana exigirá que vocês pensem numa solução técnica para esse cliente aí. Olhem que pobre-diabo! Com base nas informações disponíveis neste mapa, responda para o titio-aqui: 1) ¿Quê tipo de produto ou serviço esse cliente está pràticamente esperneando para comprar da sua mão? 2) ¿Quê geradores de ganho do balacobaco você ofereceria para satisfazê-lo? 3) ¿Quê analgésicos tecnológicos transforariam as dores desse cliente em sulfato de porcaria-nenhuma? 4) ¿Você conseguiria visualizar esse cliente em pessoa? ¿Conseguiria colocar-se no lugar dele? ¿Conseguiria imaginar sua aparência? Então, ¿quem é ele?


Que comecem os jogos!


Perfil dum cliente fictício.

コメント


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page