top of page

POSTAGEM-RELÂMPAGO 34

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 12 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura

1- Mito: depois de montar meu negócio, eu nunca-mais precisarei trabalhar; o próprio negócio trabalhará por mim. Férias! Hahaha! Fato: no início, você trabalhará de duas a três vezes mais que um peão-de-obra num canavial de encrencas.


2- Mito: para montar meu próprio negócio, eu precisarei de muito-muito dinheiro; nem adiantaria começar nada com menos de R$ 100 mil. Fato: o dinheiro não serve para começar um negócio, mas sim para dar escala ao negócio já decolado.


3- Mito: eu não preciso saber vender; meu maravilhoso & zabumbado produto vende-se-á por si-mesmo. Fato: você precisa sim saber vender: vender sua idéia, vender seu propósito, etc. O empreendedor tem de ser um comunicador sìlviosantiano.


4- Mito: é preciso fazer uma boa faculdade para empreender. Fato: faculdades formam funcionários ou Acadêmicos do Tucuruvi. A maior parte do conhecimento sobre microempresas está disponível na Internet ou em bons livros.


5- Mito: um investidor de armadura brilhante em seu cavalo branco surgirá para me salvar da falência. Fato: geralmente, investidores não apostam em pequenos negócios, a-menos que eles já tenham sobrevivido à mortalidade dos três anos.


6- Mito: é preciso ter uma idéia do balacobaco para empreender. Fato: o que torna uma startup bem-sucedida são os talentos de execução da sua equipe, e não a maravilhosa concepção duma idéia gènial. Idéias gèniais valem um real a baciada.


7- Mito: pequenos negócios envolvem inovação; inovação envolve tecnologia; e tecnologia é um troço muito caro. Fato: posso lhe dar uma lista enorme de negócios baseados em idéias simples, mas ela ultrapassaria as linhas deste tópico. Ponto.


8- Mito: sem ingressar numa incubadora, minha startup estará fadada ao fracasso. Fato: incubadoras aumentam e muito a taxa de sobrevivência duma startup; mas você-mesmo poderá criar um ambiente de incubadora com seus contatos.


9- Mito: não é preciso conhecer o mercado em que eu ingressarei. Fato: sem um conhecimento detalhado do seu segmento, você ignorará as demandas da clientela, não conseguirá posicionar seu produto, nem inovar, nem divulgar, nem competir.


10- Mito: se eu revelar minhas idéias, alguém poderá roubá-las. Fato: ok, espertão! Então me diga aí como é que você vai convencer os investidores, os consumidores, sua mãe... ¿E como é que você sabe que sua idéia é digna de roubo, se nunca e a revelou?


11- Mito: uma patente garantirá a proteção da minha linda inovação. Fato: existe uma cópia pirata esperando por cada patente. Não é a patente que protegerá sua idéia, mas sim uma amarração engenhosa de outras idéias e pessoas ao redor.

Até-mais-ver!

Komentarze


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page