POSTAGEM-RELÂMPAGO 35
- Fernando Rogério Jardim
- 19 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

12- Mito: ficarei rico com um site ou aplicativo de cèlular. Fato: lamento lhe informar, mas essa febre passou em 1999. Hoje, sites sem capitalização não garantem fortuna; e aplicativos têm o mesmo ciclo-de-vida duma mosca: sete dias.
13- Mito: eu não preciso saber de finanças; basta que a grana entre. Fato: certo, gênio! A grana entra, ¿mas você tem noção de quanta grana sai? ¿Saberia me dizer se você já recuperou o dinheiro investido ou o quanto está crescendo?
14- Mito: eu não preciso conhecer leis; bastará correr mais rápido que a polícia de Diadema. Fato: um dos maiores riscos dum negócio é ser corroído por processos. De sócios a clientes, de fornecedores a investidores — todos poderão lhe cavar processos.
15- Mito: tive uma idéia gènial; amanhã-mesmo mandarei meu chefe à merda. Fato: não banque o imbecil. Comece seu negócio em meio-período; e teça boas relações com sua ex-empresa: ela poderá ser sua primeira cliente ou parceira nos negócios.
15- Mito: empreendedores já nascem empreendedores. Fato: isso contraria a genética e as estatísticas. O que se sabe é que o exemplo e inspiração dum empreendedor próximo (família, amigos) aumenta as chances de que outros o sigam. Só isso.
16- Mito: eu preciso duma infraestrutura cinematográfica. Fato: a única coisa que você conseguirá com uma infraestrutura cinematográfica é uma falência hollywoodiana. Mantenha seus custos fixos baixos — mesmo depois de crescer!
17- Mito: eu preciso me especializar num único assunto para empreender. Fato: não é bem assim. É bom que seu produto ou serviço ofereça uma solução específica; mas você precisará duma gama vàriada de saberes para gerir seu negócio no início.
18- Mito: com meu negócio, eu poderei trabalhar no horário que eu bem entender! Hahaha! Fato: não, meu filho; no início, você precisará trabalhar no horário em que as encrencas aparecerem; e isso pode ser às 3h da manhã de sábado.
19- Mito: marketing custa caro. Fato: eu poderia ficar aqui até amanhã dando-lhe dicas práticas de marketing-de-guerrilha com custo zero. O que você precisa é chamar a atenção do cliente focal certo. Em tempos de redes sociais, isso barateou.
20- Mito: eu preciso dum produto ou serviço perfeito antes de mostrá-lo aos clientes. Fato: não se acanhe em lhes oferecer uma versão inicial tosca (enxuta). No início, o que você precisa — desesperadamente! — é receber feedbacks do mercado.
21- Mito: eu preciso dum plano-de-negócio detalhado para empreender. Fato: é claro que não se toma nem sorvete sem um plano; mas se você ficar planejando por muito tempo, o sorvete derreterá nas suas mãos e você ficará lambuzado e frustrado.
22- Eu deixei o mito mais idiota para o final. Mito: eu devo fazer o que dá dinheiro, e não o que dá satisfação. Fato: se o seu problema é dinheiro, meu caro, assalte um banco; ou faça como o PT: pule essa etapa chata e assalte logo o país inteiro! Boa sorte!
Até-mais-ver!
Comentarios