DICA DE LEITURA 28
- Fernando Rogério Jardim
- 27 de abr. de 2016
- 3 min de leitura

Olá, serpentes penteadas! Confesso que torci o nariz para este livro. Títulos zabumbados & grandiloqüentes, escritos com banda em coreto, geralmente escondem dicas tolas e pérolas como: "invista em seu sucesso", "acrèdite em seu potèncial" e "controle suas finanças". Minhas suspeitas mais sinistras revelaram-se corretas nas primeiras páginas. O autor, com uma profundidade que daria inveja ao Conselheiro Acácio, discorria sobre o tudo e o nada. E assim foram as primeiras trinta páginas. Mas minha persistência foi recompensada.
O livro Seja o empresário da sua idéia: como criar um grande negócio, ser autoridade e ganhar dinheiro, de Natanael Oliveira, centra sua atenção numa forma especialíssima de empreendedorismo: o comércio pela Internet; a construção dum sistema de vendas online; a òtimização, o posicionamento e o ranqueamento de sites em buscadores. O livro oferece dicas práticas, curtas e diretas sobre como se tornar uma autoridade num determinado problema dum cliente específico, oferecendo-lhe soluções rentáveis via Internet.
Natanael Oliveira começa o livro contando-nos sua história pessoal como estudante e pùblicitário: um enredo bem manjado, que já conhecemos entre os empreendedores, com aquela série típica de ataques ao emprego formal e à formação acadêmica, finalizado com uma crise ou falência redentora, a-partir da qual tudo se torna claro. Depois disso, o autor ensina-nos truques ótimos de SEO, que vem a ser as técnicas que permitem uma melhor visìbilidade e posicionamento do site nos buscadores, como o Google e o Yahoo.
Sempre que se detém aos assunto que domina — o marketing digital e o comércio online —, o texto de Natanael Oliveira ganha muito em qualidade e concisão. Aliás, concisão até demais! Nos capítulos 8 e 9 (págs. 97-144), que tratam das questões mais técnicas, os parágrafos têm informações tão compactadas, que sua compreensão é impossível aos não-inìciados nos paranauês da programação. Nisso, o autor é mestre! Porém, toda vez que se desvia desse assunto, Natanael nos brinda com uma seqüência tremenda de baboseiras.
O autor traça-nos um plano para as vendas online: 1) mudar nossa mentalidade de escassez para uma mentalidade de fartura (e aqui há muita empulhação neurolìngüística); 2) constuir uma imagem de autoridade num dado nicho; 3) capturar e-mails para contato; 4) usar o Google a nosso favor, com ferramentas de òtimização de ranqueamento; 5) persuadir nossos visitantes, transformando-os em consumidores, capturando-os por meio de ímãs (ofertas e soluções) e 6) apresentar a solução criamos para as dores deles (págs. 44-53).
Há ecos da startup enxuta, da cauda longa e do oceano azul por todo o texto, que se assemelha muito ao estilo direto de Scott Gerber. Em poucas palavras, a receita de Natanael Oliveira para o sucesso no comércio online é: 1) construa uma imagem de autoridade, produzindo conteúdo relevante sobre um tema específico; 2) crie um ímã digital (livros, aulas, consultoria, atendimento) que capte e-mails para futuros contatos; 3) engaje esses clientes, descobrindo suas necessidades e 4) ofereça uma solução imbatível.
Boa pescaria! Até-mais-ver!
OLIVEIRA, Natanael. "Seja o empresário da sua idéia: como criar um grande negócio, ser autoridade e ganhar dinheiro." São Paulo: Editora Gente, 2014. 158 páginas. R$ 24,90.
DEPOIMENTOS:
"No empreendedorismo, as idéias têm empresários e funcionários. Na filosofia, por exemplo, elas têm carniceiros e idiotas-úteis."
Coronel Viriato Vitalino, caçador de humanos, intelectual e pacifista.
"Há uma curiosa semelhança entre o comércio pela Internet e o namoro à-distância. Não sei qual... pode ser coisa da minha cabeça."
Embaixador Amâncio Cornucópia, empreendedor, bancário e marido.
Comments