top of page

DESAFIOZINHO 28

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 29 de abr. de 2016
  • 1 min de leitura

Olá, crias do meu útero árido! Modéstia às favas, na quinta-feira passada eu ofereci aqui uma explicação completa & divertida sobre o model canvas. Trata-se, como vocês sabem, duma ferramenta poderosa, simples e rápida para a modelagem de negócios, quer dizer, para definir os principais parâmetros dum negócio inovador, mesmo quando não se tem certeza sobre algumas vàriáveis dele.


É recomendável que um empreendedor tenha em sua sala de reuniões, quarto ou cafofo um quadro branco com a separação das colunas do model canvas, e uma carnavalesca quantidade de post-its para colar nele. O model canvas libera o empreendedor da necessidade de elaborar aqueles documentos graves e inúteis: os planos-de-negócio. Você ao-menos poupará as vidas de algumas árvores.


Essa ferramenta se alicerça em quatro perguntas sobre seu negócio: o que você vai oferecer, para quem você vai oferecer, como você vai fazer isso, quanto vai lhe custar isso e quanto você vai cobrar por essa oferta. Essas perguntas desdobram-se em nove colunas centradas em sua proposta de valor ao cliente. Sem mais delongas, é sobre isso que será nosso desafiozinho estratégico desta semana.


A coisa é simples: considere uma inovação bem conhecida: o forno de microondas. Supondo que você seja seu próprío inventor, Percy Spencer — não em 1947, mas em 2016 —, preencha o model canvas simplificado que segue abaixo, apenas com a proposta de valor ao cliente, o segmento-de-mercado, os canis-de-vendas e o relacionamento com o consumidor. Lembre-se: estamos em 2016.


Até-mais-ver!


Versão reduzida do model canvas.



 
 
 

Comentarios


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page