top of page

POSTAGEM-RELÂMPAGO 40

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 24 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

1- Velocidade. Ser capaz de tomar decisões mais rápidas que o tartamudeio dos seus concorrentes é uma baita vantagem competitiva. E nisso as startups levam vantagem -- desde que se mantenham eternamente enxutas, pequenas, informais. Mande ao diabo a papelada soviética, os procedimentos desnecessários, os protocolos e salamaleques.


2- Cultura interna. Seria lindo se seu produto ou serviço fosse uma natural emanação dos princípios e da cultura interna da sua startup. Uma cultura interna poderosa cria um diferencial competitivo inimitável por sua concorrência, pois trata-se de formas de pensar, de sentir e de agir que não podem ser fàcilmente pirateados ou desbancados.


3- Roubo de talentos. Roube os talentos da sua concorrência, oferecendo-lhes melhores condições, menos burocracia, mais diversão, etc. Startups não poderão oferecer salários faraônicos, mas poderão sim oferecer aquilo que as grandes empresas não têm e costuma atrair essas pessoas talentosas: um ambiente-de-trabalho livre e sadio.


4- Iniciativa de mudança. Aquele que joga primeiro, define as regras do jogo. Por regras do jogo, leia-se as normas técnicas, a trajetória tecnológica, os preços, os padrões de qualidade e a estrutura do mercado. É sempre um risco fazer isso; mas se não podemos contar com estabilidade no empreendedorismo, ao menos seja o primeiro a agitar as coisas.


5- Inovação constante. Eu não estou me referindo à tecnologia sofisticada. Cada novidade introduzida em seu negócio é um passo à frente que você dá em relação à pobrezinha da concorrência. Esses passos, porém, deverão ser consistentes com os avanços anteriores, com o espírito do negócio e as necessidades do cliente. Nunca inove só por inovar.


6- Cansar o adversário. Esta é uma tática do boxe. Faça seu concorrente correr atrás de você como um cadáver epilético; faça-o entrar num pega-pega de gato e rato com você; ofereça-lhe pistas falsas; ofereça-lhe sua sombra para que ele persiga; e quando ele estiver bem cansado, transforme seus lindos sonhos de vitória em sulfato de pó de bosta.

Até-mais-ver!

Comments


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page