top of page

DESAFIOZINHO 31

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 27 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Olá, explosivos & fumacentos! Voltei com mais um desafiozinho estratégico, né? Vocês devem lembrar que, na quinta-feira, eu postei aqui uma ferramenta para a òrganização das reações & retornos que seus clientes lhe derem sobre seu produto ou serviço (clique). Pois é... Nas fases iniciais duma startup, quando você ainda está iterando às tontas sua proposta, ensaiando a tecnologia e fazendo os ajustes finos para adequá-la às demandas do mercado, uma boa cutucada sobre como você anda se saindo poderá lhe poupar um bocado de dinheiro e trabalho. Os inovadores tendem a se encantar com suas criaturinhas da prancheta, ignorando, muitas vezes, o que o público pagante acha dela. Por isso, feedback vale ouro; e é preciso ter sempre à mão uma batéia capaz de separar o cascalho do minério, o precioso feedback do mimimi sem-noção.



Este é o objetivo da matriz de captura de feedback. Ela cruza dois parâmetros: 1) a clareza das reações dos usuários — que vai desde aquele desconforto impressionista até o desejo resoluto, explícito e com riqueza de detalhes — e 2) a complexidade da solução exigida — que poderá envolver desde as pequenas melhorias incrementais e minimalistas até as dúvidas de princípio, daquelas que ameaçam retroceder a proposta até o estágio de ideação. Cruzando esses dois parâmetros, temos que seus clientes poderão expressar feedbacks situáveis em quatro categorias possíveis: a) (sinal de mais) as características ou funcionalidades que devem ser mantidas a todo-custo; b) (delta) coisas que pedem reparo ou melhoria; c) (interrogação) dúvidas tão porretas sobre a proposta que nem você pensou nelas e d) (lâmpada) sacadas gèniais para versões futuras.



Qualquer coisa que o cliente lhe disser e que não se enquadrar nessas quatro alternativas, ignore! — porque certamente foi dito sob o efeito do capim do capeta. Pois bem! Agora vamos ao desafio. Considere que você teve uma idéia do balacobaco. Sua idéia é tão do balacobaco, que só de pensá-la em silêncio, você já começa a sambar que-nem um mestre-quarto e porta-copo. Você inventou o Uber da gasolina. A coisa funciona assim: seu cliente fica sem gasolina, parado no meio do trânsito. Então ele contatou sua empresa por meio dum aplicativo e, minutos depois, um caminhão-combustível — com frentista e tudo — chega até onde seu cliente estiver, abastece seu automóvel e desaparece como um anjo. Coisa de gênio, certo? Mas calma: a idéia existe e já tem dono (clique); e não demorará muito para que algum valhacouto de fracassados a torne ilegal.



Nas primeiras semanas de operação, você captou os seguintes feedbacks dos seus usuários: a) “¿Você tem alvará para funcionar com isso, meu filho?” b) “Adorei a idéia, cara! Mas meu carro é a álcool, e você só abastece com gasolina.” c) “Seria bom a gente poder pagar tudo pelo próprio aplicativo, sem precisar de dinheiro ou de cartões.” d) ”Gostei da proposta, cara. Mas o caminhão me parece inseguro. Sei lá. Você anda com um tanque de combustível para cima e para baixo.” e) ¿Por que você não pensa num igual, mas para energias renováveis. Inventa aí um caminhão-dínamo que recarrega cèlulares!” f) “O serviço é demorado, porque o caminhão tem complicações para estacionar.” g) “Dilmãe voltará! Sim, ela voltará com Lula e acabará com esse seu negócio golpista-branco-opressor!” h) “Seria legal que também tivesse serviço de mecânico incluído.”



Bacana, né? Uma das coisas interessantes nesse meio empreendedor é que, quanto mais qualificado é o público para o qual sua inovação é dirigida, mais criativos e exigentes são os feedbacks dele. O excelente ainda não é o-bastante – e isso é bom! Então, com base nas manifestações transcritas acima e na matriz de captura de feedbacks: 1) Classifique as reações entre os quatro quadrantes. 2) ¿Qual reação deverá ser ignorada por motivos forenses ou psíquicos? 3) Escolha um dos feedbacks do tipo lâmpada e diga que inovação descontínua você faria a-partir dele. 4) Escolha um feedback do tipo delta e pròponha uma inovação incremental que poderia satisfazê-lo. 5) ¿Há feedbacks do tipo interrogação nas reações acima? Se sim, explique como ela poderia botar-a-perder seu negócio e quê medidas poderiam ser tomadas para eliminar esses riscos.


Até-mais-ver!

O serviço Booster, citado no desafio.

コメント


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page