QUINTA LEI DE NILSON
- Fernando Rogério Jardim
- 31 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

LEI DE GODWIN. A Lei de Godwin foi criada originalmente para descrever o comportamento das pessoas durante uma discussão na Internet. Ela diz o seguinte: conforme uma discussão na Internet esquenta, a probabilidade de que um dos debatedores seja comparado a Hitler ou aos nazistas aumenta de 1 a 100%. No Brasil, substitua Hitler por tucano, coxinha ou elite branca que a lei continua a funcionar bem.
Dito de outro modo, toda discussão no mundo virtual tende esquentar porque não conta com os mesmos limites da vida real: a polícia, a turma do deixa-disso, o amor aos nossos dentes, os seguranças, as câmeras, etc. que nos preserva de ir às vias-de-fato. Contudo, na Internet, os ânimos tendem a se acirrar até que um dos participantes seja comparado ao mal absoluto. E vem cá: ¿quem nunca?
Tomei a liberdade de fazer uma pequena adaptação na lei para que ela descrevesse nossa tràgicomédia corporativa. E então ela fica assim: conforme o bate-boca numa reunião se acirra, a chance de que um dos oponentes queira ganhar argumento esfregando na cara do adversário seu cargo, seu título ou seu salário aumenta de 1 a 100%. É o bom & velho ¿você sabe com quem está falando? Sempre funciona.
Sem mais.
Dr. Nilson da Costa Quente, abalizado causídico.
Comentários