SEXTA LEI DE NILSON
- Fernando Rogério Jardim
- 30 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

LEI DE GERBER. (Não confundir com Lei de Gerber com Lei de Gerson). Michael Gerber não chegou a fòrmular uma "lei" em seu best-seller "O mito do empreendedor" (clique). Mas é possível depreender a seguinte lei do livro: conforme um negócio cresce, as atividades operacionais são as primeiras a entrarem em colapso e as últimas a serem òtimizadas pelo fundador. E essa é a fórmula para o fracasso. Vamos ver por quê.
São operacionais todas as atividades de execução das quais o negócio depende no dia-a-dia: produção, limpeza e atendimento são operacionais. São tarefas concretas, específicas e de curto prazo. Por isso, escondem dentro de si um grande número de vàriáveis (muita porcaria pode acontecer). E quando elas dão problema, o efeito se verifica de-imediato. Quando um negócio cresce, são essas as tarefas que fogem do controle do empreendedor.
E o empreendedor começou aquele negócio porque é hábil naquele trabalho. Ninguém funda uma sapataria se não entender, amar e for bom sapateiro. Daí a difìculdade d'o fundador admitir que, para que seu negócio continue crescendo, deverá delegar para terceiros ou máquinas o trabalho que ama fazer. A dificuldade de se desapegar de atividades operacionais que estão entrando em colapso é o motivo da falência de muitas startups.
Tenho dito.
Dr. Nilson da Costa Quente, abalizado causídico.
コメント