top of page

POSTAGEM-RELÂMPAGO 46

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 5 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

1- Você poderá imitar um modelo-de-negócio bem-sucedido numa indústria ou segmento-de-mercado diferente e afastado do seu, e que nunca-antes-neste-país foi testado em seu próprio setor. Exemplo: ¿que tal criar o Uber dos caminhões de mudança?

2- Você poderá criar valor com base numa nova tendência tecnológica, capturando a seu favor a onda de notícias & anúncios sobre o tema na mídia. Exemplo: ¿que tal construir perfis nas redes sociais para empresários digitalmente analfabetos?

3- Você poderá lançar uma nova pròposta baseada numa norma, lei ou cagação-de-regras do governo. Exemplo: o soviético e liberticida Marco Civil da Internet gerou uma oportunidade para as seguradoras protegerem os riscos à marca das empresas.

4- Você poderá criar uma proposta de valor ao cliente que a concorrência não poderá imitar tão fácil — seja porque você trabalha com custos baixos, margens estreitas, atendimento personalizado, clientes dispersos... ou tem um talento desejável e raro.

5- Você poderá inovar a-partir dos talentos irrepetíveis que você encontra dentro da sua rede de parcerias estratégicas. Pense nos talentos esquisitos e raros que só seus amigos & parceiros têm. Agora pense quê serventia lucrativa vocês poderiam dar a isso.

6- Você poderá inovar capturando valor livre, já produzido e livremente disponível pelos clientes de outras empresas. Exemplo: ¿que tal pôr dínamos nas bicicletas públicas do Itaú e usar a energia gerada pelos usuários para recarregar pilhas e baterias de cèlulares?

7- Você poderá inovar enxugando de maneira drástica e sustentável sua estrutura-de-custos. O principal ganho visado aqui não é nem a economia de recursos, mas sim a vantagem irrepetível e exclusiva obtida por meio dessa inovação de orçamento.

8- Você poderá cavar dores ocultas dos clientes — dores que estão ocultas porque nenhuma empresa foi discreta e eficiente o-bastante para resolvê-las. Exemplo: ¿que tal criar um conjunto de palmilhas confortáveis para aumentar a estatura dos nanicos?

9- Você poderá inovar tirando, dos produtos e serviços da elite, itens que os tornam muito caros, oferecendo-os posteriormente para as classes baixas em versões mais baratas. Exemplo: ¿que tal criar serviços de estética voltados às classes C e D?

10- Você poderá cavar um segmento-de-mercado que foi deixado órfão pelas megacorporações mefistofélicas. Exemplo: ¿que tal explorar o mercado para os canhotos, diabéticos, hipertensos, daltônicos, hiperativos, disléxicos, esquisitos?

11- Você poderá criar inovações surfando na onda duma mudança econômica ou demográfica. Exemplo: há um grande e crescente mercado para canhotos, idosos que vivem sòzinhos, casais sem filhos, animais-de-estimação, pais solteiros, etc.

12- Na crise, você poderá inovar explorando os canais-de-distribuição deixados òciosos pelos setores em declínio. Exemplo: ¿que tal criar um serviço online de locação das salas-de-aula de faculdades que ficam vagas nos períodos matutino e vespertino?

13- Você poderá inovar oferecendo gratuitamente ou com descontos seu produto ou serviço de menor margem, gerando com isso o burburinho, a propaganda e o movimento necessários para alavancar as vendas das suas ofertas com margens maiores.

14- Você poderá inovar criando os famosos combos, por meio dos quais produtos com margens menores são escoados, sendo vendidos junto com outros produtos com margens maiores. Agora voce sabe por que o Big Mac sem a batata não vem com desconto.

15- Você poderá inovar criando um produto ou serviço que alìviará a segunda ou terceira (mas não a primeira) dolor mais aguda do cliente. Exemplo meio cretino: ¿que tal criar um seguro para a demora da entrega, e não para o extravio da mercadoria?

Até-mais-ver!


 
 
 

Comentarios


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page