POSTAGEM-RELÂMPAGO 48
- Fernando Rogério Jardim
- 19 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Vocês já sabem qual é a minha opinião sobre funcionários em startups: jamais precise deles! Além do peso financeiro e dos encargos trabalhistas, há o problema da motivação, da lealdade e do compromisso, que são de vital importância nos meses iniciais duma startup. A gestão dos recursos humanos é um ponto ainda mais sensível nas pequenas empresas, uma vez que o erros nessa área ficam mais evidentes e são mais danosos. Saiba então detectar os sinais de que sua equipe está prestes a espanar.
1- Desencantamento. Inicialmente, a energia vital daquele seu funcionário mais comprometido decai. O brilho nos olhos se torna fraco e baço. Você percebe que não há mais entuaiasmo e investimento emocional naquilo que o sujeito entrega para a empresa. Os sorrisos rareiam ou se tornam falsificados, burocráticos, protocolares. Exclamações e interjeições desaparecem do ambiente-de-trabalho. O pessoal não se elogia. Não há nenhuma expressão de satisfação ou felicidade no ar.
2- Desmotivação. Num nível abaixo, o ambiente-de-trabalho se torna pesado. A desmotivação não significa apenas desânimo; significa também que seu propósito existèncial — que antes era o núcleo da firma e de tudo o que nela se fazia — esmaeceu. Enquanto o desencantamento é subterrâneo, a desmotivação se manifesta em pequenas atitudes diárias. A rotina fará com que você e seus funcionários não percebam a queda de energia, mas esteja certo duma coisa: os clientes notarão.
3- Desleixo. Envoltos pela falta de propósito e motivação, os funcionários não-mais se empenharão em suas atividades. Pequenas falhas, antes raras, começam a se tornar agora freqüentes. Aquele funcionário que jamais se atrasava para o trabalho, passará a se atrasar, embora ainda o faça às-escondidas. O retrabalho e o desperdício começarão a aparecer nos custos finais. Não é apenas o algo-mais que está sendo negligènciado pelos colaboradores; o mínimo necessário também está deixando a-desejar.
4- Cinismo. Quando a cultura de falhas, atrasos, desatenção e negligência se espalhar e dominar o ambiente-de-trabalho, não haverá mais como apontar ninguém pessoalmente como o responsável. Todos se tornaram cínicos. Ninguém mais terá moral para passar-sermão em ninguém. O nome disso é cinismo: é quando seu funcionário não se envergonha mais dos seus defeitos porque todos, mais-ou-menos, cometem-nos igualmente. Este, caro leitor, é um ponto sem retorno na sua empresa.
5- Armamento. Sim: isso pode piorar. Doravante, seu ambiente-de-trabalho tornar-se-á tóxico e sufocante de conspiratas. O clima de cinismo e suspeita abriu as portas para que "políticos" e puxa-sacos ascendessem na hierarquia e se escondessem nos interstícios do òrganograma. O clima denso de vigilância e controle, indiretas e rasteiras faz com que todos se armem de provas, dossiês, gravações, print screens e cópias de e-mails para eventuais ataques ou defesas. Bem-vindo ao manicômio corporativo!
6- Confronto. Enfim, a tensão acùmulada durante anos irrompe num ataque direto. Ao menos, agora, os ódios estão claros, e todos sabem o que a mãe de quem faz à-noite. O problema do confronto é que ele intensifica a fase do armamento e prèpara as jogadas seguintes: a ruptura e a vingança. O ambiente-de-trabalho se torna péssimo àqueles que se importam com isso, quer dizer, seus melhores talentos. A descapitalização do conhecimento empobrecerá fatalmente sua empresa. Mas pode ficar pior.
7- Ruptura. Começa enfim o êxodo! Uma revoada penosa de pessoas de talento saem ou são saídas da firma. A descapitalização de conhecimentos e dotes raros é fatal para uma startup de tenologia. É comum ouvir pessoas dizendo que preferem trabalhar numa pequena empresa por conta do clima de coleguismo, improvisação e autonomia que nela vige. E isso é uma lei: quando tais atrativos são retirados do ambiente-de-trabalho, só os funcionários menos criativos permanecem.
8. Vingança. Agora você finalmente descobrirá para quê serve todo aquele arsenal bélico de provas & dossiês acùmulado pelos seus funcionários. Você conhecerá as soviéticas entranhas da justiça do trabalho — que dá trabalho a tantos juízes & advogados deste país de meu-deus. Dê-se por satisfeito, porque, se seu funcionário for mais sofisticado, ele se vingará de você levando seus segredos industriais para a concorrência; ou então contará à Receita Federal coisas que ela adoraria saber sobre você.
Até-mais-ver!
Comments