POSTAGEM-RELÂMPAGO 54
- Fernando Rogério Jardim
- 30 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

1- Pidões. Eles exigem brindes, serviços extras, pròmoções e adicionais não-combinados como se não houvesse amanhã. Malditos! O pior é que eles são pessoas bacanas, e você não consegue dizer-lhes não. Os pidões podem fazer sua margem-de-lucro sumir com o poder dum beicinho, seguido dum muxoxo: "ah, tio!"
2- Cavalos tóxicos. Não têm controle emocional; são grossos e estúpidos; destratam sua equipe pelo telefone; esbravejam, ralham e xingam; pensam que podem humilhá-lo porque estão lhe pagando misérias. Um belo dia você descobre que seu portfólio está repleto de clientes-cavalos... e você ganhou um câncer!
3- Esporádicos. A-princípio, eu nada tenho contra clientes bissextos. O problema é que eles exigem que você tome um cuidado redobrado com o fluxo-de-caixa, pois têm o costume de desaparecer por vários meses, retornando de-repente com um pedido grande — que você geralmente se arrebentará para atender.
4- Customizadores. Você está tentando ganhar escala, padronizar e rotinizar o operacional da sua startup. O problema é que o cliente customizador quer exclusividade, e sempre pedirá um negócio diferente, mas sem querer arcar com os custos do reset da produção. Os customizadores condenarão sua startup ao artesanato!
5- Vìciados em promoções. Os vìciados em pròmoções são consumidores oportunistas. Eles estão para o mercado de produtos & serviços assim-como o investidor especulativo está para o mercado financeiro. Chegam, pegam, sugam e saem. Você acha que está conseguindo fidelizá-los com as pròmoções... Engano!
6- Ressentidos silènciosos. Eles ficam putos com algo que você fez, não fez, pensou em fazer ou deveria ter feito. Mas em vez de lhe oferecer um feedback construtivo para a melhoria dos processos, eles preferem arrebentar com a reputação da sua startup nas redes sociais. Desestimule esse comportamento com um SAC.
7- Caloteiros estratégicos. O caloteiro estratégico não é apenas aquele não paga suas contas ou que dá canseira para ser cobrado; é aquele cuja dívida é inferior às custas (jurídicas) da cobrança. Noutras palavras: é o cara que não paga e sabe que você não o arrastará aos tribunais, porque não compensará fazê-lo.
8- Caroços. Esses clientes são carentes. Eles não querem fazer negócio; querem só ser ouvidos... ou passar horas & horas ouvindo-o falar sobre os detalhes técnicos dum produto ou serviço, para acabarem saindo sem comprar. Os clientes caroços são indecisos, exigem dados demais e fazem com que cada venda seja um parto.
9- Litìgiosos. Há clientes que buscam mercadorias; há clientes que buscam experiências; e há clientes que buscam indenizações. Também conhecidos como mamãe eu quero te processar, esses caras dão uma "carada" na sua mão para depois dizerem que foram agredidos. O pior é que às vezes eles têm razão.
Até-mais-ver!
Comments