top of page

DÉCIMA LEI DE NILSON

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 31 de out. de 2016
  • 2 min de leitura


HIPÓTESE DE HOROWITZ. Trata-se duma derivação da Lei de Peter (clique), e foi fòrmulada por Ben Horowitz — dai o epônimo. A lei diz o seguinte: “para qualquer cargo numa grande òrganização, o nível de talento do ocupante acabará convergindo para o nível do pior funcionário que ocupar aquele cargo.” Trocando em miúdos de porca-miséria, após ter sua pròmoção garantida para um cargo acima, o funcionário tenderá a se acòmodar, porque o teto de desempenho do seu cargo, além de estar muito distante das suas capacidades & disposições atuais, ainda-assim o manterá nesse mesmo cargo. Moral da história: ele só performa o mínimo necessário para não cair de cargo e voltar ao degrau inferior.


Suponhamos o seguinte: você é um técnico ferrado, trabalhando no operacional. Você quer sair dessa condição e ser pròmovido para um nível acima: o trabalho de analista. Seu nível atual tem um chão e um teto de desempenho ou qualificação. Suponhamos que você esteja no meio desse nível. A distância, portanto, entre sua posição atual e a “laje” que separa o “andar” dos técnicos do “andar” dos analistas não é tão grande. Se você se esforçar um pouquinho (considerando que sua òrganização seja mèritocrática), em alguns meses, você chegará lá. E veja só que maravilha: você foi finalmente reconhecido & pròmovido. Enfim, você atravessou a laje do nível inferior (técnico) e está agora no nível superior (analista). Quê felicidade!


Mas repare: uma coisa curiosíssima aconteceu: um dia atrás, você era o melhor técnico; agora, você é o pior analista. E para piorar as coisas, a distância que separa sua posição atual do andar de-cima (a gerência), é muito grande. Supondo que você seja um pouquinho ambicioso e queira contìnuar prògredindo, a distância a percorrer até lá desanimará qualquer empreendedor — você incluso. Você chega a conclusão que o melhor a fazer é se acòmodar gostosamente, perfomando o mínimo possível apenas para manter a posição atual. Não é à-toa que algumas empresas — a Ambev faz isso — “estimula” seus funcionários com a seguinte política: os 20% piores do ano anterior, não importa o quanto tenham produzido, serão demitidos.



¿Não é lindo?


Dr. Nilson da Costa Quente, abalizado causídico.

Comments


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page