DÉCIMA-PRIMEIRA LEI DE NILSON
- Fernando Rogério Jardim
- 30 de nov. de 2016
- 1 min de leitura

HIPÓTESE DE JARDIM. Esta hipótese foi criada por um amigo meu — o Fernando Rogério Jardim, dono deste blog — que, embora não seja um abalizado causídico, é um doutor que realmente tem doutorado. Como bom babaca, eu respeito isso. A hipótese dele diz o seguinte: “o impacto duma consultoria tende a ser diretamente proporcional ao preço pago por ele, e inversamente proporcional ao ciúme-de-autoria que o contratante tem por sua empresa”.
A segunda metade da hipótese é fácil de entender. Evidèntemente, quanto mais ciùmento e possessivo for um empreendedor com seu negócio, produto ou serviço, menos disposição ele terá para ouvir & acatar os conselhos dum consultor. O cara prèferirá ir à falência do que conspurcar as sacrossantas funcionalidades dum produto ou serviço que só ele acha que é bom. Um contratante teimoso e com ciúme-de-autoria é o pior pesadelo de qualquer consultor.
A primeira metade da hipótese é menos óbvia. Ela diz o seguinte: quanto mais caro for uma consultoria, mais efeitos ela trará à empresa. E veja: não é porque uma consultoria cara é uma consultoria boa e, por isso, òbviamente ela trará mais resultados. Não. É porque, quando o remédio dó no bolso, o paciente, por mais que o considere amargo e inútil, aceita tomá-lo até o final, só para fazer-valer o preço. Com as consultorias ocorre o mesmo.
Consultores, enfiem a faca no bucho!
Dr. Nilson da Costa Quente, abalizado causídico.
Comments