top of page

POSTAGEM-RELÂMPAGO 69

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 13 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

1- A mundialização dos mercados e a virtualização da economia, com a internet, a banda-larga, a telefonia móvel e os aplicativos, aumentaram a amplitude e o número e a amplitude dos concorrentes com os quais você deverá se prèocupar.

2- Seus concorrentes não são apenas as empresas que estão oferecendo os mesmos produtos ou serviços que você; são também aquelas que competem pela atenção do consumidor e que estão oferecendo soluções alternativas aos problemas deles.

3- O concorrente dum restaurante não é sòmente o restaurante do quarteirão vizinho, mas também o cinema, o motel, o setor de congelados do supermercado, o drive thru do fast food, a pizzaria com serviço delivery e até-mesmo a televisão.

4- Repetindo: concorrentes indiretos trabalham em mercados que não são os seus, mas que oferecem soluções alternativas às que você está tentando oferecer. Detectá-los como ameaças evitará um bocado de surpresas ruins para você no futuro.

5- Uma crise obriga os consumidores a pesquisarem alternativas àquilo que eles faziam nas épocas de bonança; e isto faz com que os concorrentes indiretos (que você considerava alienígenas) apareçam e disputem pelos mesmos clientes.

6- Repetindo: as crises não criam os concorrentes indiretos, mas elas os arrastam para dentro do seu mercado. Isso ocorre porque, durante as crises, os consumidores ficam mais exigentes, seletivos e atentos a soluções alternativas.

7- As inovações disruptivas — aquelas que mudam as regras do jogo — geralmente são frutos da mente doentia dum concorrente indireto. Eu imagino que os fàbricantes de carroça não achavam que Henry Ford fosse um concorrente a se considerar.

8- Com um bom benchmarking (clique), seus concorrentes indiretos podem se transformar em suas musas inspiradoras de inovação. Pergunte-se quais elementos da solução deles poderiam ser incorporados aos seus próprios produtos e serviços.

9- Concorrentes indiretos também podem ser seus melhores consultores de marketing, pois deixam claro, por meio do contraste, quais são os seus diferenciais inimitáveis (eu espero que existam) e por que os clientes deveriam comprar de você.

10- Há quatro formas (em ordem crescente de difìculdade) de se defender dos concorrentes indiretos: erguendo barreiras-de-entrada (clique), fidelizando sua clientela, inovando seus produtos ou serviços e atacando-os prèventivamente.

11- Por fim, concorrentes indiretos atuam em mercados vizinhos aos seus. Pergunte-se, portanto, o que você poderia oferecer (em matéria de inovações e incentivos) para que os clientes deles migrem para o seu mercado. Inverta a ameaça!


Até-mais-ver!

Até-mais-ver!

Comments


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page