DÉCIMA-SEGUNDA LEI DE NILSON
- Fernando Rogério Jardim
- 30 de dez. de 2016
- 1 min de leitura

LEI DO OVERSHOOTING. Antes-de-mais-nada, vale dizer que overshooting é o nome dado à situação dum produto ou serviço que tem um excesso de funcionalidades e características, mais do que aquelas que o cliente está disposto usar ou a pagar. Overshooting é quando o cara já morreu e você continua atirando nele; ou quando o cliente já está convencido e satisfeito, mas você continua o empanturrando de geringonças.
Esta lei diz o seguinte: “à certa altura do ciclo-de-vida de qualquer produto ou serviço, os clientes não valorizarão mais seus sucessivos aperfeiçoamentos”. Os clientes poderão até aceitar essas novas funcionalidades, acrescentadas à mercadoria (a não ser que elas a torne complexa demais); mas eles não estarão dispostos a pagar por esses extras. Reparem que esta é uma regra diretamente derivada da Lei de Christensen (clique).
Se sua startup trabalha com tecnologia, a regra é sempre começar um produto com o mínimo possível de funcionalidades, e ir acrescentando mais & mais benefícios até chegar ao ponto de saturação tecnológica. Este ponto é atingido quando: 1) o cliente não estiver mais disposto a pagar um preço que compense o investimento tecnológico e 2) o cliente achar sua geringonça complexa demais, e buscar no mercado soluções mais enxutas.
Silêncio no tribunal!
Dr. Nilson da Costa Quente, abalizado causídico.
Comments