POSTAGEM-RELÂMPAGO 77
- Fernando Rogério Jardim
- 7 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

1ª Fase: vontade. É autoexplicativo. Você está insatisfeito com seu emprego. Está cansado de aturar chefes imbecis, colegas cínicos, clientes psicóticos, polìticagem e burocracia. Mas você não tem nada além disso: uma disposição para mudar. Talvez uma crise ou um chute-na-bunda o tire da inércia. Você começa a consumir livros de autoajuda empreendedora. É um começo.
2ª Fase: idéia. Os conteúdos (livros, vídeos, áudios, aulas) consumidos na fase anterior cozinharam na sua cabeça. Um belo dia, você tem um estalo. Agora você não tem sòmente uma vontade, você tem também uma idéia. E começa pròcurar informações sobre aquele mercado,, com vistas a melhorar a vàlidar sua hipótese. Você a acalenta; mas também a maltrata, para ver se ela resiste.
3ª Fase: projeto. Agora você começa a pensar sèriamente na viabilidade (técnica e financeira) daquela idéia; e começa a incluir ao redor dela os demais itens que a farão sair do papel: os recursos, os processos, os parceiros, os canais-de-vendas, o público, os custos, as fontes de renda, etc.. No final desta fase, você tem um protótipo e um modelo-de-negócio em forma de canvas.
4ª Fase: negócio. Chegou a hora de testar seu modelo-de-negócio. Eba! Também chegou a hora de ganhar dinheiro – ou de fracassar amargamente. Também é hora de pensar em coisas mais sérias: o preço que você vai cobrar, as pròmoções e o marketing que fará, a logística de entrega e devolução, os fornecedores e funcionários, os impostos que vai recolher, etc. ¿Cadê a càlculadora?
5ª Fase: empresa. Agora você é um Pokémon empreendedor evoluído. As hipóteses e prèmissas em que se baseavam seu negócio foram confirmadas pelo mercado. Você estruturou financeiramente e jurìdicamente sua firma; tem um modelo-de-negócio sustentável e com todas as engrenagens azeitadas. Parabéns! Espero que você sobreviva ao primeiro processo trabalhista.
Até-mais-ver.
¿Quem é John Galt?
Comments