top of page

POSTAGEM-RELÂMPAGO 79

  • Foto do escritor: Fernando Rogério Jardim
    Fernando Rogério Jardim
  • 21 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura


Dizem que o marketing é o preço que você paga por ser desinteressante. Grosso modo, se sua empresa tivesse algo tão bom para mostrar ao público, ela não precisaria duma equipe de hipsters imbecis que se acham deuses. ¿Mas o que colocar no lugar dos gastos com marketing? Resposta: uma campanha de marketing boca-a-boca – uma mistura de sorte, inteligência emocional e percepção intuitiva. Aqui estão seus cinco elementos:


1- O tema: do que as pessoas vão falar? Seu tema pode ser qualquer coisa – um produto inovador e estiloso, um slogan engraçado e pegajoso, um atendimento performático, um design de loja bacana... Desde que seja algo potèncialmente viralizável: algo tão interessante e inusitado que faça as pessoas falarem daquilo na fila do banco. Arrisque-se! Empresas grandes têm dificuldades em escolher temas bacanas, porque “têm uma reputação a zelar”.


2- Os divulgadores: quem vai fofocar aos amigos sobre seu tema? Há um perfil típico das pessoas que espalham boatos, fofocas, novidades e campanhas: elas têm muitos amigos, são terminais faìscantes duma vasta rede de contatos elétricos, têm crèdibilidade e são generosas para dar conselhos. Localize e estimule essas pessoas a falar sobre você. Mas cuidado: não envolva dinheiro no pedido: pessoas assim detestam se sentirem compradas.


3- Ferramentas: como você vai ajudar a notícia a se espalhar? Seu site, blog, chat, canal ou conta nas redes sociais precisa ter meios para que o boca-a-boca se alastre. Espalhe botões com pedidos de ìndique a um amigo, compartilhe e concorra à pròmoção, etc. Coloque, participe e monitore as listas de dúvidas & discussões sobre seu produto ou serviço na internet. Use também matèrial impresso: folders, flyers, cartilhas, catálogos.


4- Participação: como você vai participar da campanha? Apenas começar uma campanha e depois sumir vai soar cínico. Só responder aos ataques dos haters vai desestìmular os elogios e sugestões. As pessoas se comportam como manadas na internet; e o anònimato dá coragem aos invejosos. Saiba lidar com isso. Sua participação no boca-a-boca deve ser constante, mas não ostensiva, senão as pessoas passarão a se sentir manipuladas.


5- Monitoramento e aproveitamento: como você medirá os resultados da campanha? Uma forma tosca de monitorar os resultados duma campanha de marketing é simplesmente perguntar ao comprador como ele ficou sabendo sobre seu produto ou serviço. E você não precisa mais do que isso para acompanhar seu boca-a-boca. As próprias ferramentas de participação dos usuários (chat, blog, site, redes sociais) poderão ser usadas com esse fim.


Até-mais-ver.


¿Quem é John Galt?

Comments


Contato direto pelo e-mail:

© 2016 por Fernando Rogério Jardim © Wix

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page