DÉCIMA-QUARTA LEI DE NILSON
- Fernando Rogério Jardim
- 28 de fev. de 2017
- 1 min de leitura

EFEITO CASABLANCA OU EFEITO MORDOMO. Nas empresas, ha uma tendência interessante de alguns funcionários de sempre assumirem algumas responsàbilidades de sempre. Responsàbilidades tanto no sentido se ser-culpado-por como no sentido de ser-incumbido-de. Isso é o que chamamos de Efeito Casablanca — que é uma referência a uma fala desse filme, sobre “deter os suspeitos de sempre.” Esse fenômeno também é chamado de Efeito Mordomo, devido à prática de se suspeitar do mordomo nos filmes de suspense.
Isso acontece porque a gestão de recursos humanos, dentro duma empresa, é a área mais sujeita a imprèvistos, vàriáveis e incógnitas — pelo simples fato de que os seres humanos, essas criaturas dotadas de consciência & liberdade e, portanto, tão diferentes dos advogados, são uma caixinha de surpresas. Contudo, surpresas significam riscos — e eis uma palavra que tira o sono de qualquer empresário. Nada mais seguro e anti-risco, então, do que delegar uma tarefa para alguém que já demonstrou hàbilidades realizando-a anteriormente.
Com o tempo, essa tendência se reforça, criando um círculo vìcioso ou virtuoso, dependendo da perspectiva. Os funcionários de sempre são incumbidos das tarefas de sempre, porque é isso o que se espera deles, num mundo sem surpresinhas apavorantes. Por exemplo: no escritório de advocacia onde sou sócio, o Dr. Marcelinho Pirambeira é sempre incumbido de interceptar & subornar os oficiais-de-justiça, para que passem na casa dos nossos clientes outro dia... talvez nunca. E o Dr. Marcelinho Pirambeira é muito bom nisso.
Eu só estou confessando isso aqui porque ninguém lê este blog.
Dr. Nilson da Costa Quente, abalizado causídico.
Comments