POSTAGEM-RELÂMPAGO 80
- Fernando Rogério Jardim
- 28 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

1º Olhe à sua volta. Observe que móvel, prédio, objeto de decoração, escultura, aparelho urbano, característica arquitetônica ou elemento da paisagem você percebe mas as pessoas pararam de perceber no dia-a-dia. Sempre existe algo assim – usual e trivial – dentro ou fora da sua empresa. Pode ser uma árvore no meio da praça, um hidrante, um orelhão, um simples poste, uma fachada, um caminhão estàcionado, uma tampa de bueiro, etc.
2º Faça um brainstorming. Use outras técnicas de criatividade para ter idéias com sua equipe. Alimente sua imaginação com livros de design, artes, paisagismo e arquitetura. Pense então numa forma de como aqueles elementos triviais do dia-a-dia, listados acima, poderiam receber uma “pequena intervenção artística” e serem ressignificados, chamando a atenção do público para o inusitado. Mas cuidado: não se torne um vândalo.
3º Faça a intervenção artística. A copa da árvore poderia se transformar na cabeleira dum monstro ou num maço de alface. Um hidrante poderia ganhar olhos, nariz e boca, virando um bichinho. O orelhão poderia receber pétalas de plástico, transformado-se numa planta carnívora. Um boneco de papai-noel poderia escalar aquele poste. A fachada e o caminhão poderiam ser adesivados. E a tampa do bueiro formaria perfeito PacMan.
4º Ponha sua marca nisso. Você deu às pessoas uma coisa inusitada para se ver e uma coisa interessante para se falar. Agora pense numa forma como sua empresa (tendo-em-vista os produtos e serviços que ela oferece) poderia ser assòciada àquela intervenção. Por exemplo: a copa da árvore-alface espetada por um “garfo” seria ideal para um restaurante vegetariano. A tampa de bueiro PacMan serviria para uma loja de informática.
5º Chame gente para ver. Pense numa forma de envolver os passageiros, os transeuntes, os visitantes... e a imprensa! As melhores campanhas de marketing-de-guerrilha envolvem instalações, onde é possível criar uma vivência com o usuário e fazê-lo entrar na atração. Seja o que você fizer, deverá ser engraçado, significativo, memòrável e ajudar a gravar sua marca na cabeça do cliente. Mas cuidado: não exagere nem force a barra.
Até-mais-ver.
¿Quem é John Galt?
コメント